sábado, 24 de novembro de 2018

Autora: Kenia Kodel

1. Objetivos – espera-se que os alunos aprendam o conceito de tabela; bem como desenvolva a as habilidades de ler e construir estas, e correlacioná-las com um fenômeno.
2. O  contexto de aplicação da aula é o 4o ano do ensino fundamental (menor), crianças de 9 a 11 anos.
3. Os conteúdos de aula são:
  • conceito de tabela
  • compreensão da função das tabelas de representar um fenômeno
  • procedimento de leitura de tabela
  • procedimento de criação de tabela
4. Duração - 50 minutos
5. desenvolvimento
1. Apresentação de situação problema, em que se faz necessário representar e comparar os pontos adquiridos por jogadores num jogo:
2. Discutir com alunos outras aplicações de tabelas: de gastos, de acompanhamento do crescimento de uma criança, da altura dos alunos de uma turma.
3. Apresentação do conceito de tabela - é um arranjo sistemático de dados numéricos dispostos de forma (colunas e linhas) para fins de comparação. A apresentação em formas de tabela deve expor os dados de modo fácil e que deixe a leitura mais rápida.
4. Explorar o RoboCode e orientar os alunos a visualizarem uma batalha:
5. Acessar a tabela resultante da batalha:
6. Discutir com turma as informações que podem ser extraídas da tabela observada: (a) quais os nomes dos robôs envolvidos na batalha? (b) que robô ganhou a batalha? (c) com que pontuação ficou o robô Crazy? (d) em que colocação ficou o robô Fire? e outras (questões)?
7. Visualizar outra(s) batalha(s) e ler a(s) tabela(s) resultante(s).
8Observar a cena de final de batalha e construir tabela com ranking de robôs, composta por nome e pontuação final.
9. Observar a tabela abaixo e responder ao que se pede:
a) Considerando que os robôs iniciam uma batalha com 100 pontos, quantos pontos um robô perde quando atira?
b) Quantos pontos um robô ganha quando acerta um tiro?
c) Quantos pontos um robô perde quando é atingido?
d) Quantos pontos um robô ganha quando erra um tiro?
10. Construa tabela com o ranking dos robôs que participaram da batalha representada pela tabela dada na questão 9.
6. Recursos e materiais necessários  quadro branco, laboratório de informática, RoboCode.
7. avaliação – participação nas discussões, e desempenho nos exercícios.


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